terça-feira, 4 de outubro de 2011

Temperos


Texto a ser lapidado e temperado, mas não queria perder a inspiração momentânea e vim dividir com vocês, meus temperos!!!


Respondendo uma amiga de longa data, (posso considerá-la

assim também, Simone Caldas¿) pensei em especiarias, nos diversos temperos que

compõem as nossas vidas...



Estávamos falando de pessoas especiais e pensei nas pessoas

como especiarias, em como esses temperos fazem diferença em nossas vidas.



Tem pessoas apimentadas, quentes como “malagueta”... outras

suaves como “biquinho”. Umas são salgadas, que exigem muita água após um

encontro...



Umas são azedas, ácidas, capazes de provocar indigestão...

Haja “sal de fruta” depois!



Mas temos também pessoas doces, capazes de alegrar qualquer

dia cinzento. Há pessoas picantes, que levantam qualquer astral...



Quer saber, qualquer tempero, ácido, azedo, doce, picante,

melado ou salgado... qualquer um tem seu lugar de especiaria... Que graça teria

se tivéssemos todos, o mesmo tempero, ou gostássemos dos mesmos sabores¿



Tenho em minha vida todos os temperos, dos mais suaves aos

mais pesados. Daqueles indispensáveis no dia-a-dia àqueles que não fariam falta

nenhuma... Não por serem dispensáveis, mas por tornarem a vida muito temperada

e exigirem um trabalho digestivo um pouco maior. Uns temperos estão presentes

para “facilitar”, apoiam todos os processos, harmonizam os sabores; outros

dificultam, dão um peso maior ao processo, desestabilizam os sabores. Independente do sabor que trazem,

todos os temperos são importantes, cada um na sua dosagem, cada um com sua

particularidade, trazem especiarias para nossa vida.
Alguns eu gostaria de ter sempre presente em todas as refeições, de outros apenas uma leve pitada, talvez na ceia de natal... Ah! Me desculpem, não é sempre que queremos obstáculos, ops, temperos pesados!

É difícil conviver com tantos sabores e temperos, harmonizar tudo isso. Porém é exatamente isso que torna o mundo fantástico. A diversidade... copiando meu querido Guimarães Rosa "O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas nao estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam". Dependendo da dosagem de temperos os sabores mudam, e mudam, e mudam, e mudam... Ai que delícia!

Obrigada por ser uma especiaria parte da minha vida e contribuir com seu sabor para que minha vida seja saborosa!

Obrigada por ser um tempero importante em minha vida
Renata Gomes Netto

Nenhum comentário: